Metodologias Mobile
Revise as metodologias de pentest Vatnco para aplicativos móveis.
Last updated
Revise as metodologias de pentest Vatnco para aplicativos móveis.
Last updated
O teste de penetração de aplicativos móveis é um processo no qual um testador usa ataques simulados para identificar possíveis vulnerabilidades de segurança em um aplicativo móvel.,
Seguimos uma metodologia padrão do setor baseada principalmente no Padrão de Verificação de Segurança de Aplicativos Móveis (MASVS) e no Guia de Teste (MASTG) da OWASP. Saiba mais sobre o OWASP Mobile Application Security (MAS).
O teste de penetração de um aplicativo móvel inclui as seguintes etapas:
Reconhecimento de escopo alvo
Testes automatizados e manuais
Explorar vulnerabilidades descobertas
Relatórios, triagem e novos testes
Os pentesters Vantico não precisam de acesso ao código-fonte do seu aplicativo, a menos que você o especifique como um requisito.
Observamos a lógica do aplicativo trabalhando com seu aplicativo. Para apoiar nossos pentesters, compartilhe os arquivos IPA (iOS) e/ou APK (Android) ao definir seus ativos. Você também pode compartilhar essas informações no canal privado do Slack para seu pentest.
Reconhecimento do Escopo Alvo
Com base no briefing do pentest preparado pelo cliente, os pentesters da Vantico buscam informações sobre os alvos e investigam o escopo. Essas informações incluem:
Noções básicas sobre fluxos de trabalho
Compreendendo a lógica de negócios
Mapeando a superfície de ataque do aplicativo
Os pentesters então confirmam que podem:
Alcançar e escanear os alvos
Testar a funcionalidade do aplicativo
Testes automatizados e manuais
Nossos pentesters usam uma variedade de técnicas manuais e ferramentas automatizadas para garantir uma cobertura adequada. Eles analisam seu aplicativo móvel dinamicamente. Eles também avaliam o arquivo, bem como o arquivo local.
Nossos pentesters se concentram em:
Canais de comunicação
Tráfego que o aplicativo troca com endpoints externos
Comunicação entre processos (IPC)
Nossos pentesters também podem fazer engenharia reversa do aplicativo para obter insights e tentar acessar dados confidenciais.
Para testes de backend, eles usam metodologias API Pentest.
Ferramentas:
Os pentesters Vantico podem usar ferramentas como:
MobSF
Frida
Apktool
Dex2Jar
Objection
As ferramentas que nossos pentesters usam durante cada fase de teste podem variar de teste para teste.
Explorar vulnerabilidades descobertas
Quando nossos pentesters descobrem uma vulnerabilidade, eles usam diversas técnicas para medir o impacto nos seguintes aspectos dos seus dados:
Confidencialidade
Integridade
Disponibilidade
Nossos pentesters usam diversas técnicas para explorar o armazenamento de dados, permissões de plataforma e outros controles de segurança relevantes.
Relatórios, triagem e novo teste
Os pentesters Vantico relatam e fazem a triagem de todas as vulnerabilidades durante a avaliação. Você pode revisar os detalhes de todas as descobertas, em tempo real, por meio da plataforma Vantico. Nessas descobertas, assim como em qualquer relatório, nossos pentesters incluem informações detalhadas sobre como você pode:
Corrija cada descoberta
Melhore sua postura geral de segurança
Você pode corrigir as descobertas durante e após o pentest. Em seguida, você pode enviar as descobertas para novo teste. Nossos pentesters testam os componentes atualizados e testam novamente os problemas para garantir que não haja riscos residuais relacionados à segurança.